Everyday life is the special occasion!

September 11, 2014

Hazelnuts Cake


This delicious cake made of ground hazelnuts drizzled with honey [a nice change from the typical ground almonds or nuts, which I also love, by the way] will leave your home greatly perfumed, evoking the smells of autumn. It's one of those simple, lightweight but comforting cakes, perfect for a late afternoon or cold gray morning alongside a steaming cup of tea or a pretty strong latte and accompanied by a good book.
 
Ingredients:

  • 6 eggs
  • 50ml liquid butter
  • 250g sugar
  • 100g flour
  • 200g hazelnut kernels
  • 1 tsp baking powder
  • honey 

 Beat the eggs with the sugar until it forms a foam. Join the butter and beat. Add the ground hazelnuts and beat again. Finally, add the flour and baking powder and beat again. Place in a mold greased with butter and floured. Place in the  preheated
oven to 180º for about 40 minutes [do the toothpick test]. Unmold as soon as it cools and water it immediately with honey.



Este bolo delicioso de miolo de aveia regado com mel [uma agradável variação do típico miolo de amêndoa ou nozes, que também adoro, por sinal]  vai deixar a sua casa bem perfumada, evocando os aromas do outono. É daqueles bolos simples, leves mas reconfortantes, perfeito para um final de tarde frio ou uma manhã cinzenta a par de uma  chávena de chá fumegante ou de uma meia de leite bem forte e acompanhado de um bom livro. 

Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 50 ml manteiga líquida [Vaqueiro]
  • 250g açúcar
  • 100g farinha
  • 200g miolo de avelã
  • 1 colher chá fermento
  • mel para regar 
 Bater os ovos juntamente com o açúcar até formar uma espuma. Juntar a manetiga e bater. Juntar o miolo de avelã e voltar a bater. Finalmente, juntar a farinha e o fermento e bater de novo. Colocar numa forma untada com mantiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno preáquecido a 180º cerca de 40 minutos [fazer teste do palito]. Desenformar assim que arrefecer e regar logo com mel.














7 comments:

  1. I just love how you always have these beautiful fresh flowers in your pictures!! :)

    Xoxo

    ReplyDelete
  2. Ficou lindo , com miolo de avelã nunca fiz , por acaso neste momento tenho um no forno que leva farinha de amêndoa.
    Esse tem um interior delicioso
    bjs

    ReplyDelete
  3. Un bizcocho delicioso y muy sano con esas avellanas. Besos

    ReplyDelete
  4. Oh my, so mouthwatering Aida! Honey and hazelnuts..one of my fav combo!:) Well done dear, your treats are always a temptation!:) xo

    ReplyDelete
  5. Epá, não posso ver isto, eu adorooooo avelás!!! FOMEEEEE!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Que rico ese queque se ve muy esponjoso , buena receta

    ReplyDelete
  7. sigo o teu blog desde um dia em que passaste no meu... e gosto da "consistência" dos conteudos e da forma como as coisas ligam umas com as outras, há preocupação, há coerência... mesmo que haja coisas para as coisas para as quais não ligo muito é agradável de ver... por isso regresso sempre.

    não me leves a mal de te dar um conselho (um único) que eu penso que o tornaria ainda mais apelativo visualmente... as fotos que tiras, principalmente para as receitas é pena terem pouca luz natural, muitas vezes dá para perceber que usas o flash para contrariar a eventual falta de luminosidade (claro que se fizeres só à noite é muito difícil superar esta situação) mas se fizeres durante o dia acho que podia ser uma opção a equacionares.

    Bj* Fica bem e continuação de inspiradoras partilhas!!

    ReplyDelete